Vamos iniciar por esta passagem de Maria Teresa Carneiro Soares (UFPR)
" Sendo assim, quando se ensina através da resolução de
problemas, ajuda-se os alunos a desenvolver sua capacidade de aprender a
aprender, habituando-os a determinar por si próprios respostas às questões que
os inquietam, sejam elas questões escolares ou da vida cotidiana, ao invés de
esperar uma resposta já pronta dada pelo professor ou pelo livro-texto."
Maria Teresa Carneiro Soares (UFPR)
Uma aula com esta metodologia,toma-se um problema
matemático como o ponto de partida. O professor deixa de ser expositor fazendo
com que o aluno vá em busca da resposta e não espere do professor uma resolução
pronta. O professor apenas auxilia,verifica ou questiona. Os alunos que devem
sozinhos buscar uma resolução para o problema.
Um exemplo prático que foi colocado nas aulas de
Metodologia com a professora Ivanete:
O
professor entra na sala de aula,e sem aplicar o assunto entrega uma lista com
problemas matemáticos para os alunos. Pede para tentarem resolver a partir do
conhecimento que eles têm com o auxílio do livro ou não. E no fim da aula o
professor inicia uma discussão sobre as resoluções obtidas.
Rodrigo Santana dos Santos
Graduando em Matemática Licenciatura - UFS
6 comentários:
Em um clube, dos associados são mulheres e das mulheres são casadas. Sabe-se também que 80% das mulheres casadas têm filhos e que há 360 mães casadas. Então, o número de associados do clube é:
A) 1 800
B) 1 625
C) 1 125
D) 2 250
Qual a resolução?
Em um clube dos associados... FALTOU ALGUM DADO!
360 = 80 % das mulheres
20 % das mulheres = 190 mulheres
x > associados
2x/3 = mulheres
2x/3 . 3/5 = mulheres casadas
80 % das mulheres casadas é:
80/100 . 6x/15 = mulheres casadas com filhos
480x/1500 = 360
480x = 1500 . 360
x = 540000/480
x = 1125
Está ai! Espero ter ajudado.
Abraços.
Continue contando conosco!
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