"Sempre me pareceu estranho que todos aqueles que estudam seriamente esta ciência acabam tomados de uma espécie de paixão pela mesma. Em verdade, o que proporciona o máximo de prazer não é o conhecimento e sim a aprendizagem, não é a posse mas a aquisição, não é a presença mas o ato de atingir a meta."

Carl Friedrich Gauss

terça-feira, 3 de abril de 2012

Etnomatemática - Metodologia



A etnomatemática surgiu na década de 1970,com bases em críticas sociais relacionadas ao ensino tradicional da matemática.

O que é a Etnomatemática?


“A etnomatemática é a arte ou técnica de explicar,de entender,de desempenhar na realidade dentro de um conceito cultural próprio. "


A formação da palavra ETNOMATEMÁTICA:

Como aplicar a ETNOMATEMÁTICA na sala de aula?

Nós sabemos que cada indivíduo carrega consigo mesmo a sua cultura própria,e na sala de aula é o encontro destas culturas. O professor que aplicará a etnomatemática na sala em que está ministrando vai perceber que existem várias culturas,mas também vai notar que existe algo em comum entre os alunos,e em cima disso,o professor aplicará a etnomatemática.
O conhecimento matemático adquirido no que existem em comum nos alunos,facilita a introdução do conhecimento acadêmico.
Para D'Ambrósio as aulas de matemática devem ter por base o conhecimento matemático de fora para dentro da sala de aula,e estes conhecimentos devem ser desenvolvidos a partir da experiência do aluno.
E o professor deve respeitar,entender e aceitar a cultura dos alunos.

Pontos positivos e negativos na ETNOMATEMÁTICA:

Positivos:
-A interação entre aluno e ambiente;
- Facilidade e Aprendizagem;
- Motivação;
- Conhecimento da Cultura (ALUNO).

Negativos:
- Dificuldade de locomoção dos alunos ao ambiente,pois existe fatores externos     como transporte,alimentações utensílios para a prática;
- Receio da cultura (Vergonha,Rejeição);
- Ausência de atenção.

Um bom exemplo de etnomatemática em sala de aula:

O professor aplica o assunto no que existe em comum nos alunos. O professor junto com os alunos vivenciam uma determinada situação e a levam para a sala de aula. Mostrando aos alunos a matemática que está inserida naquele grupo cultural.



Bibliografia:

Está ai mais uma boa dica para professores!


Rodrigo Santana dos Santos
Graduando em Matemática Licenciatura - UFS

Um comentário:

Unknown disse...

wikipedia? nivel superior evite usar essa fonte, pois não é confiavel