"Sempre me pareceu estranho que todos aqueles que estudam seriamente esta ciência acabam tomados de uma espécie de paixão pela mesma. Em verdade, o que proporciona o máximo de prazer não é o conhecimento e sim a aprendizagem, não é a posse mas a aquisição, não é a presença mas o ato de atingir a meta."

Carl Friedrich Gauss

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Medo da matemática? Será?


Andei lendo alguns arquivos e me deparei com um que dizia assim:


 " Quem tem medo da matemática? "


E ainda completava:


" A matemática causa medo, sofrimento e repúdia a muita gente. "


Medo de matemática? Ela causa Sofrimento?

Será que é medo ou apenas acham que não são capazes de resolver problemas matemáticos? 

Muitos alunos hoje em dia correm da matemática,ou seja,não a estudam como deveriam,porque acham uma matéria chata,cansativa,sonolenta,ou até mesmo se questionam: Por que estou estudando isso se futuramente não precisarei?  Esses são um dos fatores que acabam atrapalhando e bloqueando a aprendizagem.

A matemática está em toda parte de nossa vida. Se percebermos a utilizamos todos os dias. 

A estudamos desde o primeiro contato com a escola,pois ela é de fundamental importância,não só em sala de aula,como também no dia-a-dia.

A matemática nunca pegará,ou correrá atrás de ninguém,tampouco causará sofrimento. A questão é que achamos que somos incapazes,que não nascemos para isto! Pensamento errado! A matemática é uma área que requer muita dedicação! Mas,me diz! Nada hoje em dia vem fácil,tudo requer dedicação,pois o que vem fácil vai fácil! O que há de diferente nisso? Nada!

Por isso,nunca diga que tem medo,ou que a matemática te causa sofrimento,ou melhor,nunca ache que é  incapaz de compreendê-la,pois a aprendizagem está ao seu alcance basta acreditar no seu potencial e seguir em frente!


Rodrigo Santana dos Santos
Graduando em Matemática Licenciatura - UFS

Nenhum comentário: