"Sempre me pareceu estranho que todos aqueles que estudam seriamente esta ciência acabam tomados de uma espécie de paixão pela mesma. Em verdade, o que proporciona o máximo de prazer não é o conhecimento e sim a aprendizagem, não é a posse mas a aquisição, não é a presença mas o ato de atingir a meta."

Carl Friedrich Gauss

terça-feira, 10 de abril de 2012

Resolução de Problemas Matemáticos - Metodologia



Vamos iniciar por esta passagem de Maria Teresa Carneiro Soares (UFPR)


" Sendo assim, quando se ensina através da resolução de problemas, ajuda-se os alunos a desenvolver sua capacidade de aprender a aprender, habituando-os a determinar por si próprios respostas às questões que os inquietam, sejam elas questões escolares ou da vida cotidiana, ao invés de esperar uma resposta já pronta dada pelo professor ou pelo livro-texto."

Maria Teresa Carneiro Soares (UFPR)



Uma aula com esta metodologia,toma-se um problema matemático como o ponto de partida. O professor deixa de ser expositor fazendo com que o aluno vá em busca da resposta e não espere do professor uma resolução pronta. O professor apenas auxilia,verifica ou questiona. Os alunos que devem sozinhos buscar uma resolução para o problema.

Um exemplo prático que foi colocado nas aulas de Metodologia com a professora Ivanete:

O professor entra na sala de aula,e sem aplicar o assunto entrega uma lista com problemas matemáticos para os alunos. Pede para tentarem resolver a partir do conhecimento que eles têm com o auxílio do livro ou não. E no fim da aula o professor inicia uma discussão sobre as resoluções obtidas.


Rodrigo Santana dos Santos
Graduando em Matemática Licenciatura - UFS

6 comentários:

Anônimo disse...

Em um clube, dos associados são mulheres e das mulheres são casadas. Sabe-se também que 80% das mulheres casadas têm filhos e que há 360 mães casadas. Então, o número de associados do clube é:
A) 1 800
B) 1 625
C) 1 125
D) 2 250
Qual a resolução?

Rodrigo Santana disse...

Em um clube dos associados... FALTOU ALGUM DADO!

Rodrigo Santana disse...

360 = 80 % das mulheres

Rodrigo Santana disse...

20 % das mulheres = 190 mulheres

Rodrigo Santana disse...

x > associados
2x/3 = mulheres
2x/3 . 3/5 = mulheres casadas
80 % das mulheres casadas é:
80/100 . 6x/15 = mulheres casadas com filhos

480x/1500 = 360
480x = 1500 . 360
x = 540000/480
x = 1125

Rodrigo Santana disse...

Está ai! Espero ter ajudado.

Abraços.

Continue contando conosco!