"Sempre me pareceu estranho que todos aqueles que estudam seriamente esta ciência acabam tomados de uma espécie de paixão pela mesma. Em verdade, o que proporciona o máximo de prazer não é o conhecimento e sim a aprendizagem, não é a posse mas a aquisição, não é a presença mas o ato de atingir a meta."

Carl Friedrich Gauss

sábado, 21 de abril de 2012

Colar - Um desrespeito consigo mesmo



Hoje lendo alguns arquivos sobre a educação nas escolas,achei uma passagem bem interessante que serve para todos os professores. Dizia assim:

"O professor que ameaça o aluno dizendo que se o "pegar" colando, lhe dará zero, não está educando! Por quê? Porque o educando precisa entender e se conscientizar que colar é um roubo, um ato corrupto, um desvio ético".


Lenildo Santana é padre da Diocese de Juína. Professor de História da Escola Estadual Ana Néri. Licenciado em Filosofia; Bacharel em Teologia e Pós-Graduado em Comunicação Social - SEPAC-PUC-SP.

        


O autor do texto deixa bem claro que colar é um ato que prejudica a si mesmo,ou seja, colando você não estará avaliando a sua aprendizagem,não mostrará aquilo que aprendeu,cola apenas para tirar uma boa nota em uma avaliação ali naquele momento,não pensa no futuro.


Nunca ache que colando sempre se dará bem,pois futuramente será cobrado neste ponto. Hoje em dia,tudo depende de uma boa aprendizagem. Como é que você conseguirá um bom futuro colando? Nunca,pois você não adquiriu uma boa aprendizagem quando teve oportunidade. Vc apenas colou,ou seja,enganou a si próprio.


Observando esta passagem:
"Porque o educando precisa entender e se conscientizar que colar é um roubo, um ato corrupto, um desvio ético"


Às vezes o professor pode falar:
"Ah,eu tenho que passar o conteúdo,não vou parar para conscientizar os alunos de que colar  é errado,mas se colar na prova,é zero na hora!"

Um educador não pode pensar assim,pois é o papel dos professores educar,educar não apenas aquela disciplina que ministra,mas sim formar um aluno melhor à cada dia. E não educando agora,futuramente isso se refletirá na sociedade.






Rodrigo Santana dos Santos
Graduando em Matemática Licenciatura - UFS

Nenhum comentário: