A etnomatemática surgiu na década de 1970,com bases em críticas sociais relacionadas ao ensino tradicional da matemática.
O que é a Etnomatemática?
“A etnomatemática é a arte ou técnica de explicar,de entender,de desempenhar na realidade dentro de um conceito cultural próprio. "
A formação da palavra ETNOMATEMÁTICA:
Como aplicar a ETNOMATEMÁTICA na sala de aula?
Nós sabemos que cada indivíduo carrega consigo mesmo a sua cultura própria,e na sala de aula é o encontro destas culturas. O professor que aplicará a etnomatemática na sala em que está ministrando vai perceber que existem várias culturas,mas também vai notar que existe algo em comum entre os alunos,e em cima disso,o professor aplicará a etnomatemática.
O conhecimento matemático adquirido no que existem em comum nos alunos,facilita a introdução do conhecimento acadêmico.
Para D'Ambrósio as aulas de matemática devem ter por base o conhecimento matemático de fora para dentro da sala de aula,e estes conhecimentos devem ser desenvolvidos a partir da experiência do aluno.
E o professor deve respeitar,entender e aceitar a cultura dos alunos.
Pontos positivos e negativos na ETNOMATEMÁTICA:
Positivos:
-A
interação entre aluno e ambiente;
-
Facilidade e Aprendizagem;
-
Motivação;
-
Conhecimento da Cultura (ALUNO).
Negativos:
-
Dificuldade de locomoção dos alunos ao ambiente,pois existe fatores
externos como transporte,alimentações
utensílios para a prática;
-
Receio da cultura (Vergonha,Rejeição);
-
Ausência de atenção.
Um bom exemplo de etnomatemática em sala de aula:
O professor aplica o assunto no que existe em comum nos alunos. O professor junto com os alunos vivenciam uma determinada situação e a levam para a sala de aula. Mostrando aos alunos a matemática que está inserida naquele grupo cultural.
Bibliografia:
Está ai mais uma boa dica para professores!
Rodrigo Santana dos Santos
Graduando em Matemática Licenciatura - UFS
Um comentário:
wikipedia? nivel superior evite usar essa fonte, pois não é confiavel
Postar um comentário