"Sempre me pareceu estranho que todos aqueles que estudam seriamente esta ciência acabam tomados de uma espécie de paixão pela mesma. Em verdade, o que proporciona o máximo de prazer não é o conhecimento e sim a aprendizagem, não é a posse mas a aquisição, não é a presença mas o ato de atingir a meta."

Carl Friedrich Gauss

segunda-feira, 26 de março de 2012

O Ábaco " A primeira máquina para calcular "


ÁBACO


O que é um ábaco?

O ábaco é um instrumento antigo feito para cálculos.

Como ele é formado?

É formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos,no sentido vertical correspondentes a cada uma posição digital.

Como surgiu?

Teve origem provalvelmente na Mesopotâmia há mais de 5.500 anos.



A agência 141 de Mumbai na Índia criou uma intervenção interessante para divulgar o trabalho da ONG Aseema que educa menores carentes. Em locais onde ficam crianças de rua, os boeiros foram transformados em ábacos, com uma adesivo da ONG e a mensagem “Make every child count.” 



Curiosidade
Foi mostrado que os alunos chineses conseguem fazer contas complexas com o ábaco mais rápido que os ocidentais com uma calculadora moderna. Sabemos que a calculadora moderna nos mostra o resultado rapidamente,mas os alunos chineses conseguiam terminar a conta antes mesmo dos ocidentais terminarem de digitar os algarismos.







Fonte: 



Rodrigo Santana dos Santos
Graduando em Matemática Licenciatura - UFS

Nenhum comentário: