Muitas vezes praticamos a
matemática com vários tipos de problemas matemáticos.
Sabe aqueles problemas que o professor,na escola,pede
para que seja resolvido,ou aquele problema que encontramos no livro,por
nos desafiar tentamos resolver,e muitos outros problemas matemáticos?
Pois é!
Será que
já paramos para pensar quais tipos de problemas são estes que resolvemos no nosso dia-a-dia?
Na maioria das vezes,perguntas
deste tipo nem passa em nossa mente. Nos preocupamos apenas com a solução do
problema. E quando somos questionados não sabemos classificar a maioria destes problemas que resolvemos.
Mas,cada um destes problemas que
resolvemos no nosso dia-a-dia tem uma classificação.
Vamos conhecer um pouco sobre a classificação
dos problemas matemáticos!
> Problema algorítmico: São aqueles problemas que resolvemos
passo a passo,com regras,que ao mesmo tempo nos faz "treinar" o conteúdo
estudado,como por exemplo expressões,que somamos ali, multiplicamos aqui,sempre seguindo um passo a passo ou uma regra.
Por exemplo, uma expressão
numérica:
74+{10-[5-(6-4)+1]}=
74+{10-[5-2+1]}=
74+{10-[3+1]}=
74+{10-4}=
74+6=
=80
> Problema de Reconhecimento: Como o próprio nome já diz: “Reconhecer”.
São aqueles problemas que nos faz identificar ou lembrar uma definição, um conceito,etc.
Por exemplo:
Qual a propriedade da adição que está sendo
usada quando dizemos que:
(4 + 12) + 9
= 4 + (12 + 9) ?
> Problema de aplicação: São aqueles problemas com situações do
dia-a-dia,e que necessitam da matemática para serem resolvidos.
Por exemplo:
Deise
foi informada de que o valor mensal de seu condomínio,que era de R$ 230,00,vai
aumentar 5,5%. Que valor Deise passará a pagar?
> Problema padrão: São aqueles problemas que exige a aplicação das 4 operações
fundamentais. A sua solução já está contida no enunciado, basta transformar
para a linguagem matemática.
Por exemplo:
Ana, Beth e Carla possuem juntas R$190,00.
Sabendo que Ana possui R$62,00 e as outras duas possuem quantias iguais, determine quanto
possui cada uma.
> Problema Heurístico: São aqueles problemas que despertam
curiosidade no aluno. É preciso que o aluno crie uma estratégia,saída para que
o problema seja resolvido.
Por exemplo:
Um pai quer distribuir R$ 120,00 entre seus três filhos,aqui denominados A,B e C,de modo que B receba o dobro de C e A receba o dobro de B somado ao que cabe a C. Quanto receberá cada um?
> Problema de Quebra-cabeça: São aqueles problemas que desafiam o
aluno. E através deste tipo de problema as aulas ficam mais dinâmicas,e
incentiva no raciocínio lógico dos alunos.
Por exemplo:
João tem
um peixe a menos que Inara. Ela tem um a menos que Ana, que tem o dobro de
João. Quantos peixes têm cada um?
Rodrigo Santana dos Santos
Graduando em Matemática Licenciatura - UFS
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