"Sempre me pareceu estranho que todos aqueles que estudam seriamente esta ciência acabam tomados de uma espécie de paixão pela mesma. Em verdade, o que proporciona o máximo de prazer não é o conhecimento e sim a aprendizagem, não é a posse mas a aquisição, não é a presença mas o ato de atingir a meta."

Carl Friedrich Gauss

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Como fazer um "CUBO" de isopor?

Bom gente! 

Fiz um cubo de isopor com o objetivo de me auxiliar nas aulas no reforço em Matemática,para que os alunos não pudessem ver apena no livro,mas sim pegar e poder estudar com o sólido em mãos. 

Com ele os alunos puderam medir o seu comprimento,largura e altura,verificar as arestas,calcular o próprio volume do sólido,aprendendo também a converter em várias medidas (utilizando as unidades de medidas de volume).


Vai ai a dica:

- Materiais utilizados:Cola de isopor,tinta guache branca e vermelha,pincel, estilete, isopor. (Fica a seu critério qual folha de isopor utilizar).


1º - Cortei 12 barrinhas de isopor de 19 cm cada.

2º - Das 12 barrinhas: 4 permaneceu com 19 cm,mas 8 delas cortei  deixando com 16 cm cada.

3º - Utilizando 2 barrinhas de 19 cm e 2 barrinhas de 16 cm,construir 2 quadrados,colando com cola de isopor.

4º - Utilizando os 2 quadrados que fiz no passo 3,e as 4 barrinhas de 16 cm cada,fiz o cubo colando com cola de isopor. (Um quadrado embaixo,outro em cima,e as 4 barrinhas de 16 cm entre eles).


5º - Finalizando,pintei o cubo com tinta guache branca,e depois pintei  3 arestas com tinta guache vermelha,para que o aluno tenha uma boa visualização.


A dica está ai. Você adaptará a sua precisão.


Rodrigo Santana dos Santos
Graduando em Matemática Licenciatura - UFS

Nenhum comentário: