"Sempre me pareceu estranho que todos aqueles que estudam seriamente esta ciência acabam tomados de uma espécie de paixão pela mesma. Em verdade, o que proporciona o máximo de prazer não é o conhecimento e sim a aprendizagem, não é a posse mas a aquisição, não é a presença mas o ato de atingir a meta."

Carl Friedrich Gauss

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Já ficou em dúvida sobre a licenciatura e o bacharelado em Matemática?




Pois é! Dúvidas como esta acontecem quando vamos escolher o curso de matemática,pois nos deparamos com a licenciatura e o bacharelado. Como de costume,a maioria das pessoas costumam dizer: Faça licenciatura que é melhor,mas a dúvida ainda permanece em nossa mente. Em outros casos,cursamos um dos cursos e não sabemos qual a sua finalidade. Nesta postagem vamos entender um pouco sobre a licenciatura e bacharelado em matemática. Assunto bem interessante e que em certas ocasiões nos causa dúvidas,mas se tomarmos conhecimento faremos decisões corretas.

Sabemos que hoje as universidades ofertam a licenciatura e o bacharelado em matemática. E muitas vezes,os alunos não sabe qual dos dois escolher. Acabam tendo muitas dúvidas,como: O que é uma licenciatura? E o bacharelado,para que serve? Escolhem o curso,mas quando começa a cursá-lo,não se identifica.

A Licenciatura em matemática prepara professores para atuarem em escolas públicas e particulares do ensino fundamental ao médio. No decorrer da licenciatura, o aluno estudará algumas matérias que o bacharelado estuda, mas chega em um determinado momento que o licenciando começa a estudar matérias focadas em educação, como: Metodologia do Ensino de Matemática, Psicologia da Educação, entre outras. Devemos lembrar também, que o aluno pode prosseguir seus estudos em pós-graduação, mestrado e doutorado.

Já o Bacharelado em matemática prepara pesquisadores de matemática. O aluno no decorrer do curso se aprofunda mais na matemática do que na licenciatura,cursando disciplinas específicas. Também devemos lembrar que o bacharel em matemática pode prosseguir seus estudos em pós-graduação, mestrado e doutorado.

A única diferença entre licenciatura e bacharelado é que a licenciatura prepara professores para ensino fundamental, médio e superior (como professor substituto,ou tendo mestrado ou doutorado), já o bacharel prepara pesquisadores,e os mesmos podem ensinar somente no ensino superior (como professor substituto,ou tendo mestrado ou doutorado).

Portanto, quando falarmos em licenciatura em matemática, lembraremos de um curso focado mais no ensino de matemática,já em bacharelado em matemática lembraremos de um curso focado em pesquisas matemáticas,mas sem esquecer que os dois tem pontos em comum.


Rodrigo Santana dos Santos
Graduando em Matemática Licenciatura - UFS

2 comentários:

Unknown disse...

Caro Rodrigo,

encontrei e gostei bastante do teu blog. Vou segui-lo. Essa dúvida bateu sim, mas optei pela licenciatura, acabei de me formar e agora também comecei um blog, que fala da matemática com uma linguagem acessível e democrática. Quando tiver um tempinho, dê uma olhada:

matematicanorecreio.blogspot.com.br

Rodrigo Santana disse...

Legal Anderson!

Será um prazer tê-lo aqui em meu blog.

Seja bem-vindo! Já vou te seguir.